O principal inimigo dos brasileiros neste verão voa, tem menos de um centímetro, é escuro e com pontos brancos nas patas, cabeça e corpo. O mosquito Aedes aegypti já é um velho conhecido por causa da dengue. Mas, neste ano, tornou-se assunto obrigatório em razão do crescimento dos casos de outras duas doenças ligadas a ele: o zika vírus e a febre chikungunya.
10 municípios da Região Central têm infestação do mosquito Aedes aegypti
Para ajudar o leitor a absorver tanta informação referente ao inseto e às moléstias transmitidas por ele, o Diário perguntou a moradores de Santa Maria o que eles gostariam de saber sobre o assunto. Confira as dúvidas e as respostas das secretarias estadual e municipal da Saúde.
Leia outras notícias sobre o Aedes aegypti
Diva Cecília Fehn, 62 anos Como a pessoa pode saber se está com alguma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti?
A confirmação das doenças só é possível por meio de exame laboratorial. Mas, ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde, fazer repouso, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria. Dengue, chikungunya e zika têm alguns sintomas parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (machas vermelhas pelo corpo).
Porém, a principal manifestação clínica de chikungunya são as fortes dores nas articulações, decorrentes de um processo inflamatório, e que podem ser acompanhadas de edemas e rigidez. Também é possível haver esse tipo de dores na dengue e no zika, mas em menor intensidade. Enquanto o paciente com dengue ou zika pode apresentar dores de leves a moderadas, o paciente infectado com chikungunya apresenta dores de nível elevado.
Com relação à febre, dengue e chikungunya são marcadas pela febre alta, geralmente acima de 39°C e de início imediato. Já os pacientes de zika, apresentam febre baixa ou, muitas vezes, nem a apresentam.
Outro sintoma que pode servir nos diagnósticos clínicos dessas doenças é a vermelhidão nos olhos. Enquanto a dengue provoca dores nos olhos, o paciente infectado com zika ou chikungunya pode apresentar olhos vermelhos, com uma conjuntivite sem secreção.
OMS estima que quatro milhões de pessoas terão zika em 2016
Vera Lucia Saraiva, 63 anos O mosquito só ataca de dia? A fêmea do mosquito Aedes aegypti, pica durante o dia, nas primeiras horas da manhã e ao anoitecer.
Especialistas afirmam que combat"